Artigos
Violência e sustentabilidade
Rosa Maria Raposo de Almeida Albé
Tags: cidadania, escola, famíla, Freud, neurose, papel materno, responsabilidade social, sustentabilidade, violência
Uma menina reclamou sentida e veementemente com a avó quando a viu arrancando uma planta. Ela lhe disse que ela não podia fazer isso,porque estaria matando a natureza. A avó, surpresa com a seriedade e a importância que a criança atribuía ao fato, respeitou seu pedido e observação. Essa menina tem 5 anos, mora num vilarejo do interior do Estado do Rio de Janeiro e estuda numa escola pública, despida de qualquer conforto e benfeitoria. Fiquei pensando naquela criança, fruto de uma família estruturada e que aprendeu na escola o que começava a ensinar para a própria família. Com espaço familiar reconhecido e sua nova inserção social na escola, ela exercia sua responsabilidade social e cidadania. As crianças têm um poder afetivo que pode se transformar em poder efetivo em suas famílias. De que maneira isso acaba, às vezes, sendo desperdiçado ou destruído?
Leia o artigo completo.