FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

 

A Formação Psicanalítica da Aperj-Rio4 baseia-se no tripé freudiano constituído por análise pessoal, seminários e supervisões.

 

1 – É necessário estar em análise pessoal em frequência mínima de três vezes por semana, durante todo o tempo que durar a formação, ou seja, até que todos os trabalhos de conclusão do curso sejam entregues.

 

2 – Os Seminários tem duração de dez semestres, sendo os dois primeiros anos dedicados ao estudo da Teoria Freudiana. Nos dois anos seguintes são estudadas outras teorias psicanalíticas. O quinto e último ano é dedicado à revisão de Conceitos Básicos e a Seminários sobre Terapia de criança, adolescente, casal e família.

 

3 – O candidato poderá começar a atender desde o primeiro ano pacientes da clínica social (CAC) com supervisões em grupo, visando o início de uma prática clínica.

 

4 – A partir do fim do segundo ano o candidato pode começar a Supervisão Oficial.

Durante todo o Curso de Formação os candidatos são incentivados a participarem das atividades da Sociedade, como uma forma de conhecimento e intercâmbio com todos os membros.

 

Acreditamos que a transmissão da psicanálise, atividade de grande importância para a instituição, deve ir além do simples aprendizado teórico e clínico, constituindo uma formação permanente de todos os seus membros.

 

Essa transmissão deve ser enriquecida pela participação de todos na dinâmica institucional, para que a vivência grupal permita o exercício da palavra livre e responsável, fundamental para a nossa prática como cidadãos e psicanalistas.

 

Com esse espírito estamos abrindo as inscrições para a nossa 6ª turma de formação para médicos e psicólogos. Aquelas pessoas com outras formações profissionais, poderão participar da Aperj como membros colaboradores. Propomos uma transmissão viva e ativa, entrelaçada com outros saberes e sintonizada com as atuais demandas e responsabilidades perante a sociedade maior na qual estamos todos inseridos, sem perder de vista o caráter essencial da contribuição freudiana.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

 

1 – Enviar por e-mail uma cópia do diploma ou da declaração da Universidade de que o candidato está cursando o último ano da mesma.

 

2 – Enviar por e-mail um memorial redigido pelo próprio no momento da inscrição.

 

3 – Comparecer a três entrevistas de seleção com analistas da instituição.

 

REGIMENTO DA COORDENAÇÃO DE ENSINO