APERJ-RIO4
Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro

 

FILIADA À INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION (IPA)

 

A APERJ-RIO4 nasceu em março de 2002, quando foi reconhecida como Sociedade Provisória Interina do Council da IPA.

 

É a continuidade do Grupo Pró-Ética, um grupo dissidente da SPRJ-Rio1.

 

Essa dissidência ocorreu por discordância de um grupo de membros, com relação ao encaminhamento dado pela instituição a problemas éticos surgidos na época da ditadura militar no Brasil, envolvendo um candidato em formação.

 

O trabalho desenvolvido pelo Pró-Ética levou avante as discussões iniciadas em 1980 por um movimento interno chamado Fórum de Debates.

 

Ao longo de seis anos, o Grupo Pró-Ética desenvolveu uma intensa discussão em torno da ética do psicanalista, da ética que deve presidir a Instituição e os compromissos do psicanalista com a sociedade maior, cidadão que é.

 

A nossa sociedade procura praticar na instituição as idéias defendidas durante todos esses anos, através da democracia interna e do exame dos efeitos do poder nas relações institucionais.

 

Neste sentido, acreditamos que a transmissão da psicanálise, atividade de grande importância para a instituição, deve ir além do simples aprendizado teórico e clínico se constituindo como uma formação permanente de todos os seus membros.

 

Acreditamos também que essa transmissão é enriquecida pela participação ativa na dinâmica institucional, onde a vivência grupal permite o exercício da ética, fundamental para a nossa prática de cidadão e de psicanalistas.

 

ESTATUTO DA APERJ

Clique aqui para download