Qualquer pessoa entende o que o psicanalista diz?

Se não entende o problema não é dela.

Para fazer psicanálise as pessoas tem que ser instruídas, ou qualquer pessoa com qualquer nível educacional e social pode fazer?

Qualquer pessoa possui sensibilidade para se beneficiar com a psicanálise.

Psicanálise aconselha as pessoas a dar solução para seus problemas? Censura se cometerem erros? Pecados? Ensina alguma coisa?

Conselhos não mudam as pessoas de maneira duradoura e profunda. A vida de qualquer pessoa e suas escolhas, para um psicanalista, é sagrada e respeitada como parte de sua identidade singular no mundo.  Não somos sacerdotes. A criar seu lugar original no mundo.

Como uma pessoa se torna psicanalista? Precisa ser médico? Psicólogo?

Existem diferentes sociedades que formam psicanalistas e, cada uma delas, possui diferentes exigências para aceitar um candidato a sua formação. Nossa sociedade segue parâmetros comuns a maioria. Para se tornar um psicanalista, a pessoa deve passar por cursos teóricos, discussão de casos clínicos, supervisão clínica, e psicanálise pessoal.

Qualquer doença ou problema pode ser resolvido em psicanálise?

Existem problemas psíquicos de diferentes gravidades e complexidades.  Para todos, a psicanálise revela-se a mais qualificada a conhecer e dar direção adequada a eles.

O que posso esperar de um tratamento em psicanálise?

Mudanças íntimas seguras.